buscar

09/07/2018
Base forte: anilado tem primeiro semestre de destaque no cenário estadual
Crédito: Adilson Germann/ JEA Comunicação

Organizar, estruturar e qualificar, estes foram os conceitos iniciais da base anilada desde 2014, quando Luiz Stefanello Schaidt assumiu como vice-presidente das categorias de base e Eduardo Bickel como coordenador da base anilada. De lá para cá, apesar das dificuldades no inicio dos trabalhos, a base do Esporte Clube Novo Hamburgo (ECNH) vem colhendo os frutos de um projeto que é realizado em conjunto.

Ao longo deste tempo, a base anilada foi aperfeiçoando cada vez mais o seu quadro de profissionais e deu um grande salto no seu número de alunos. No princípio, eram 94 matriculados, e hoje estão inseridos na base cerca de 430 alunos, de 5 a 19 anos. Em 2015, após todo o reajuste e organização dos trabalhos, a base se propôs a inovar fora de campo. Foram construídos dois vestiários para as escolas do ECNH, com acomodações e espaços devidamente necessários, além disso, devido a intensa demanda que passou a ser rotina, a secretaria da base também passou por reformas.

Banco de reservas e arquibancada no gramado sintético, reajustes e revitalização do campo suplementar e mais um novo campo nas dependências do estádio, estão entre as melhorias na infraestrutura do Vale nestes últimos anos. Atualmente, uma das últimas aquisições foi a iluminação do campo sintético, que agora tem condições de mandar jogos a noite.

Com este aparato, o Noia passou a preparar atletas de uma maneira mais eficaz e, subsequentemente, negocia-los com outros clubes, casos de Ruan (1999 - Grêmio), Bagé (1999 - Juventude), Ramon (1999 - Grêmio), Wesley (2000 - Internacional), Filipe (2000 - Grêmio), Cleberson (2002 - Juventude), Beza (2002 – Juventude), Dhygana (2002 - Juventude), Renan (2003 – Avaí), Vinicius (2004 - Grêmio), Aguirre (2004 - Fluminense) e Ederson (2005 - Grêmio).

Diante desta evolução, nesta atual temporada, tanto as categorias menores quanto as federadas (Infantil, Juvenil e Júnior) vem conquistando bons números, reconhecimento e desempenho acima do esperado nas diversas competições. As categorias não federadas, que estão disputando os campeonatos Lifesa e Sulicampe, seguem liderando suas respectivas competições, com bom futebol e merecimento. Além disso, no início do ano, a categoria 2006 fez história ficando em terceiro lugar no XVI Torneio Internacional de Futebol de base ‘Estrella de Mósteles’ 2018, na Espanha, e há poucos meses, quando alguns garotos da categoria 2005 foram participar do 16º Torneio Internacional Guerlédan, em Pontivy e Loudéac, na França, onde realizaram uma boa apresentação.

Segundo Schaidt, apesar das dificuldades, a base vem crescendo desde as menores categorias. “Com a grande qualificação de profissionais, estamos conseguindo em conjunto realizar um grande trabalho de lá para cá. Antes, os ‘pequenos‘ eram mais apagados, não tinham tanta visibilidade e hoje, com tudo que vem sendo feito, estamos levantando troféus, conquistando mais espaço e colhendo o que plantamos“, frisou. Já para Bickel, a garotada da iniciação anilada vem se destacando muito nas competições e seguem de forma invicta. “As categorias 2004, 2005 e 2006 vem tendo muita notoriedade durante este primeiro semestre, principalmente na Noligaf, onde ambas estão invictas e na liderança dos grupos de suas respectivas categorias. Isso é muito importante, desde o principio estar na frente facilita no trabalho diário e no andamento dos mesmos“, ponderou.

Quanto as categorias federadas (juniores, juvenis e infantis) que vem realizando enfrentamentos de alto nível técnico e tendo grande notabilidade no cenário Gaúcho, o vice-presidente da base reitera que os números e desempenho falam por si só. “De uma forma geral, este primeiro semestre vem sendo muito bom para nós, nos juniores com a campanha incrível que fizemos no Gauchão e vendemos caro a derrota. Com o Juvenil e sua invencibilidade de nove jogos seguidos e o Infantil com alto desempenho e buscando melhorar a cada dia. Seguimos felizes com este empenho dos meninos, treinadores e pessoas responsáveis do Clube, sem esquecer dos pais – tanto dos pequenos quanto dos mais velhos - que acreditaram e seguem apoiando os projetos da base anilada, todos são importantes para o crescimento da base anilada“, salientou. Schaidt ainda ressaltou que, caso algum garoto ingresse a equipe profissional nos próximos anos, o que vem sendo feito na base terá sido realizado com primor. “O dia que algum 2003 ingressar nos profissionais, por exemplo, o nosso trabalho terá sido bem feito, isso mostrará que estamos em um patamar diferenciado e que conseguimos criar ‘pratas da casa’ de forma legítima”, salientou.

Bickel ainda falou sobre o bom futebol apresentado e como serão os próximos passos da gurizada do ECNH. “Tivemos um primeiro semestre de excelência, foi muito produtivo, mas, não temos como não destacar nossa campanha no Gauchão Júnior. Atingimos o nosso objetivo que era conseguir uma vaga na Taça São Paulo de Futebol Júnior 2019, agora só falta a decisão final da Federação. Além disso, estamos alinhando conversas para quando houver o retorno do profissional para que alguns meninos possam ingressar e fazer parte do grupo,“ ressaltou. “Além disso, o Juvenil vem fazendo grande trabalho, onde em 11 jogos temos 10 vitórias, no entanto, nesta categoria estamos interessados também na formação, e tudo isso é cuidado e dialogado diariamente. O Infantil, que ficou em terceiro lugar em Roca Sales no inicio do ano, está com um grupo muito forte e vem tendo boas atuações, oscilando as vezes, mas isso faz parte do processo de iniciação, tendo em vista que a maioria dos meninos está no seu primeiro ano de competição federada, que exige muito trabalho mental, técnico e físico”, acrescentou.

Agora, a gurizada anilada segue sua rotina de treinos visando preparar-se para o segundo semestre nesta semana, com o afinco e determinação de sempre pelos lados do Vale.

 



 


 

 


Receba as novidades e informações do Nóia
Categorias de Base
Diretoria
Escola Anilada
Profissional
Todas
Rede Anilada de Vantagens
inscreva-se

Banrisul Dresch Johann Doctor Clin Blue Ville Sebratel Feevale Rhoma Pelles Intensidade Máxima MRV
Esporte Clube Novo Hamburgo
© todos os direitos reservados
Rua Santa Teresa, 420 - Liberdade - Novo Hamburgo - RS
CEP 93330-010 - Fone (51)3553.1900 - ecnh@ecnh.com.br